CONTRIBUIÇÕES DIETÉTICAS PARA A SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO.
- Sanusvita
- 5 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr.
A síndrome do ovário policístico (SOP) é a endocrinopatia mais comum entre as mulheres, acometendo de 15% a 18% desse público. Essa patologia afere inúmeras complicações metabólicas, incluindo uma predisposição para o desenvolvimento de câncer no ovário e no endométrio. Infelizmente pacientes desenvolvem essa síndrome através de uma disposição genética prévia e não há cura, apenas tratamento medicamentoso e dietético que contribui para a melhora do estado nutricional e qualidade de vida dos pacientes.
FISIOPATOLOGIA
Por se tratar de uma síndrome, existe outros fatores observados além da predisposição genética, são eles:
- Distúrbios endócrinos hereditários (resistência à insulina e diabetes mellitus tipo II;
- Distúrbios metabólicos pré e pós-natais;
- E fatores ambientais (dieta e atividade física).

INTERVENÇÃO DIETÉTICA:
Estudos comprovam a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis associadas a essa patologia. Tais como: resistência à insulina, diabetes tipo II, hipertensão arterial e síndrome metabólica. Todas essas patologias são associadas ao sedentarismo e alto consumo de alimentos processados e ultraprocessados. Portanto, para fins de tratamentos dietoterápicos é indicada uma dieta anti-inflamatória, rica em fibras, alimentos antioxidantes, proteínas boas e gorduras monoinsaturadas. Mais abaixo podemos observar uma lista de alimentos funcionais para o tratamento dessa patologia.
- Abacate, nozes, amêndoas e leguminosas são relevantes fontes de Magnésio (micronutriente importante na melhora do metabolismo da glicose)
- Sardinha, salmão, sementes de chia e linhaça são fontes de ômega 3 (importante para melhora do perfil lipídico)
- Alimentos fonte de resveratrol (composto antioxidante). Exemplo: morango, amora, framboesa e uva roxa. Importante na limpeza das acnes na pele, causadas pela SOP.
- A canela possui polifenóis e cromo na sua composição, ambos responsáveis pela melhora da sensibilidade à insulina.
Além dessas orientações, é importante manter um estilo de vida saudável, incluindo exercícios regulares e reduzir o estresse. Também é importante lembrar que a dieta é apenas uma parte do tratamento da SOP e que cada caso é único. É recomendável consultar um nutricionista para obter orientações específicas sobre a dieta mais adequada para sua condição.
Comentarios