top of page

AÇÃO DO AÇUCAR NO NOSSO ORGANISMO.

  • Foto do escritor: Sanusvita
    Sanusvita
  • 19 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de abr.


ree


O açúcar é um relevante ingrediente na culinária mundial. Seu principal objetivo funcional é melhorar a palatabilidade dos alimentos, os deixando com sabor mais doce e atrativo. No entanto, existem recomendações diárias para utilização dele, pois seu excesso pode acarretar inúmeras complicações fisiológicas, como: excesso de peso, risco de doenças crônicas não transmissíveis, síndrome metabólica etc.


Ele é classificado como carboidrato, a principal macromolécula fornecedora de energia do nosso organismo, pois o resultado da sua metabolização é a glicose, que por sua vez é a nossa principal moeda energética. Vale ressaltar, que o seu excesso é estocado em forma de triglicerídeos (gordura) no nosso corpo.


Dentre os carboidratos, existem duas subclasses. São elas: carboidratos simples e complexos. Os carboidratos simples são alimentos ultraprocessados, ou seja, passaram por inúmeros processos industriais para atingir a sua forma final, exemplo: pão branco, açúcar refinado, bolos, biscoitos recheados etc. Já os carboidratos complexos, passaram por pouco ou nenhum processo industrial, mostrando o alimento de uma forma mais crua, exemplo: pão integral, arroz integral, batata doce etc.


O açúcar é classificado como um carboidrato simples. Isso significa que ele possui um alto índice glicêmico (tempo que um alimento leva para elevar a glicemia do organismo). Segundo a organização mundial da saúde (OMS), deve-se consumir no máximo 10% de calorias provenientes do açúcar. Levando em consideração uma dieta de 2000 kcal, algo em torno de 50 gramas por dia.


O consumo abusivo de açúcar, torna o organismo mais propício à obesidade. E essa condição traz inúmeros prejuízos à saúde humana. Dentre eles, a diabetes, principal patologia ligada ao excesso de açúcar. Pois esse desequilíbrio, causa uma sobrecarga ao nosso pâncreas endócrino liberando um hormônio chamado insulina para equilibrar os níveis de glicose no sangue, evitando picos glicêmicos ao corpo. Quando há um consumo abusivo de açúcar, nosso pâncreas começa a ser sobrecarregado causando danos severos as células beta pancreáticas que são as responsáveis pela sinalização da liberação de insulina. Acarretando altos níveis glicêmicos no organismo.


Portanto, é importante salientar a necessidade de uma dieta equilibrada atrelada a utilização diária regulada do açúcar. Assim, uma alimentação rica em fibras, vegetais, frutas, boas fontes de carboidratos, proteínas, gorduras e praticar atividade física, serão os pilares essenciais para manter o seu organismo saudável, funcional e livre de toxinas.

 
 
 

Comentários


bottom of page